Páginas

domingo, 23 de dezembro de 2012

Mecânica do preconceito

A minha visão do preconceito é no mínimo... preconceituosa... Subconscientemente, formamos ideias e criamos padrões que nos ajudam a processar a informação que nos rodeia de uma forma mais rápida e expedita mas, por vezes, precipitada, distraída e/ou injusta.

http://24.media.tumblr.com/tumblr_lw7aimzpoS1r5dx10o1_500.jpg

Por um lado não temos de nos babar de cada vez que uma mosca se nos atravessa à frente dos olhos como se fosse a primeira vez que estivéssemos a ver um ser vivo minúsculo com a capacidade de voar (fascinante, não? mas em contrapartida a mosca "vomita" sobre o próprio alimento para o "digerir" ainda antes de o ingerir... apesar de tudo não deixa de ser fascinantemente nojento). Por outro lado podemos cometer o erro de dar certos dados como adquiridos, cometer injustiças e, pior do que isso, julgar e criticar destrutivamente.

A minha modesta opinião... hmm... acho que a melhor maneira de a expressar é através da seguinte frase que me surgiu no pensamento enquanto aqui escrevia:

 Allow the mind to be cool with the eye.

É tão simples quanto isso. Nem sempre é fácil, há muitas barreiras mentais (seja pela cultura, pela família, pela vivência) que nos "amarram" mas, por mais difícil que seja fazê-lo, corre sempre melhor mais cedo ou mais tarde. 

Já vos falei sobra o karma? Tem "pano para mangas".

Sem comentários:

Enviar um comentário